😱 “SER ELEITOR” é o melhor objetivo para uma campanha eleitoral⁉️
Apesar de todo candidato ter um objetivo claro – ser eleito – a esmagadora maioria não sabe ao certo o que precisa fazer para chegar lá.
O erro está na própria definição do objetivo. “Ser eleitor” é um objetivo muito ruim e vou te dar 02 explicações para isso.
Antes, um ditado muito importante….
“O que não pode ser medido não pode ser administrado”
E “o que não pode ser administrado, não pode ser melhorado”
Então, vamos às 02 explicações.
Seja claro
Primeiro, “ser eleito” é um objetivo de marketing ruim porque é muito vago. Faça um teste. Pergunte a 02 ou mais pessoas em seu grupo: “quantos votos queremos conquistar para vender a eleição?”. Provável que as respostas sejam bem diferentes. O esforço e as estratégias para conquistar 1.000 ou 10.000 votos não é o mesmo. Você precisa ser claro no seu objetivo.
Seja mensurável
Segundo, “ser eleito” é um objetivo de marketing ruim porque você não consegue medir precisamente antes do fim da eleição. É como se você estivesse no escuro. Trabalhasse durante toda a campanha eleitoral para no final ser surpreendido por uma boa ou má notícia.
Por essas razões, você precisa definir um objetivo claro, mensurável e que possa ser medido durante o processo eleitoral, para que consigas avaliar se suas estratégias estão levando ou não para o resultado esperado.
Seja Smart
Para isso, eu gosto de usar uma ferramenta chamada SMART, ou seja, o objetivo precisa ser: específico, mensurável, atingível, realizável e temporal.
Um exemplo de bom objetivo é “ser eleito em 2020 como prefeito na cidade ‘nome’ com 32.500 votos (65% dos votos)”.
Esse exemplo, na verdade, é um caso real em que trabalhei em 2016. Esse era um dos nossos objetivos desde o início da campanha. Com isso, conseguimos realizar pesquisas durante o processo eleitoral, corrigir nossas ações e, no final, elegemos o nosso candidato com 67% dos votos.
Observou que, no parágrafo anterior, eu escrevi “objetivos”? Isso porque nosso planejamento definiu outras metas que precisam ser atingidos para que conseguíssemos eleger o nosso contato, por exemplo: número de seguidores, número de eventos e participantes, número de pessoas ativas cadastradas em nossa base de dados etc.
Todos esses números eram medidos durante a campanha e nos ajudava a revisar as nossas estratégias.
É isso aí! Agora faz sentido para você!? Qual o seu objetivo smart?
Deixa um comentário aqui e vamos nos falando!