Design Thinking e Marketing Político para campanhas eleitorais e projetos de políticos inovadores
Design Thinking é o conjunto de ideias e insights para abordar problemas, relacionados a futuras aquisições de informações, análise de conhecimento e propostas de soluções.
Neste vídeo, falo para os pré-requisitos para fazer Design Thinking: empatia, trabalho colaborativo e experimentação. Além disso, explico rapidamente as 04 etapas desta metodologia.
Algumas técnicas utilizadas em cada uma das etapas.
ETAPA 01: EMPATIA / IMERSÃO
• Pesquisa exploratória
• Entrevistas
• Pesquisa Desk
• Imersão em profundidade
• Sombra
• Cliente oculto
• Um dia na vida
ETAPA 02: ANÁLISE
• Debriefing
• Diagrama de afinidade
• Mapa conceitual
• Critérios norteadores
• Personas
• Jornada do eleitor
Vídeo citado durante o programa ↴
[VÍDEO] Assista ao vídeo sobre a Melhor Ferramenta de Planejamento de Marketing Político Digital
ETAPA 03: IDEAÇÃO
• Brainstorm
• Workshops de cocriação
• Cardápio de ideias
• Matriz de posicionamento
ETAPA 04: PROTOTIPAGEM / TESTE
• Protótipos de baixa ou alta complexidade
• Modelo de volume
• Encenação
• Storyboard
Referências citadas durante o programa ↴
[E-BOOK] Livro completo sobre Design Thinking
[E-BOOK] Jornada do Eleitor, conquistando muito mais que votos