Crise nas lojas americanas expõe risco do modelo de negócio de milhares de empresas
Certa vez, perguntei a um empresário que baseia o seu modelo de negócio em uma rede social, o que aconteceria com sua empresa se essa rede social deixasse de existir ou se ela simplesmente mudasse as suas políticas e que ele não tivesse mais acesso aos seus seguidores?
A pergunta soou como absurda e impossível, pois uma empresa gigantesca como uma rede social não deixa de existir dessa forma.
Fazendo uma relação com a notícia da imagem, não estou dizendo que a Americanas irá fechar, porém convido a quem baseia o seu modelo de negócio apenas em marketplaces e redes sociais de terceiros, o que fariam essa plataforma deixasse de existir?
Especialmente as pequenas empresas optam por investir em canais de terceiros por diversas razões, dentre elas:
- Acesso a um público maior
- Menor custo para aquisição de clientes
- Maio grau de confiança do público na plataforma – melhor conversão
- Maior alcance geográfico
- Menor custo para operacional – menor investimento para iniciar o negócio
- Serviços nativos da plataforma, como: checkout, carrinho abandonado, remarketing etc
Por outro lado, essas facilidades não podem fechar os olhos para os riscos associados a esse modelo de negócio baseado em plataformas de terceiros. Dentre as desvantagens, posso destacar:
- Grande concorrência dentro da própria plataforma
- Dependência total da plataforma
- Taxas e comissões altas
- Dificuldade de construir um meio de relacionamento próprio com o cliente – pois o cliente não é seu, mas da plataforma
- Deixa de criar o seu próprio posicionamento e estratégias de marketing
- Comoditização dos produtos e das empresas
Por essas razões, deixo aqui as minhas recomendações:
1) INVESTA EM SUA PRESENÇA ONLINE PRÓPRIA E NO RELACIONAMENTO COM O SEU CLIENTE
Pode usar inclusive o resultado que está gerado no marketplace para ajudar no financiamento da de uma presença online própria. Não se acomode ao resultado gerado dentro de plataformas de terceiros, isso pode acabar em algum momento. Dentro das suas possibilidades, invista paralelamente na construção de uma presença própria online e em meios de conhecer e construir o relacionamento com o seu cliente.
2) INVESTIR NA SUA MARCA
O sucesso da sua empresa está diretamente relacionado ao grau de conhecimento e confiança do público na sua marca. Isso ocorre tanto em modelos de negócios tradicionais e físicos, como nos que só existem no ambiente online.
Agora, se coloque na situação de um consumidor online. Você já deve ter passado por essa situação algumas vezes, onde precisava comprar um produto e o encontrou em um site que você não conhecia. Lembra da insegurança que você sentiu no momento? Ter pensado se deveria comprar ou não aquele produto? A maioria esmagadora do público opta em não comprar, pois não senti segurança. Por outro lado, o resultado seria totalmente diferente se o produto fosse encontrado no site de uma empresa que você já conhece.
É por esse motivo que a taxa de conversão, ou seja, o número de pessoas que entram em uma loja virtual e compram, é muito maior em sites mais conhecidos, em empresas que investem em comunicação e na construção da sua marca do mercado.
Por essa razão, independente do modelo de negócio escolhido por uma empresa, você deve investir o máximo possível na construção da sua marca.
Por fim, para deixar claro, não condeno o uso da estratégia de marketplace, recomendo a utilização em algumas situações. Apesar disso, essa estratégia não deve substituir o plano de uma presença online com canais próprios de venda e relacionamento com o público.
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